Dicas

Manutenção

  • Mármores e Granitos são materiais naturais compostos por minerais. Tais elementos são sensíveis em maior ou menor grau às reações químicas. A regra básica para limpeza e conservação de rochas ornamentais é evitar o uso de produtos oleosos e produtos químicos inadequados, os quais irão manchar e queimar o polimento do material;
  • Proteger a superfície rochosa polida do desgaste abrasivo e riscos ocasionados por metais, areia, vidros e outros materiais duros.
  • Proceder à aplicações periódicas, aproximadamente a cada seis meses, de produtos hidro-óleo-repelente próprios para mármores, granitos, travertinos e limestones.
  • A durabilidade do brilho ou das características naturais da pedra depende: dos agentes químicos, do desgaste físico devido ao atrito e utilização. Para amenizar o desgaste devido a brasão promovido pelo trafego exercido sobre o piso, recomenda-se a utilização de capachos ou tapetes nas entradas para retirada das partículas sólidas (grão de areia) grudadas nos sapatos.

Limpeza: passo a passo

  1. Varrer com uma vassoura de pêlo macio limpando o piso, no caso de pias e bancadas utilizar um pano macio. Este procedimento evita que ocorram riscos superficiais devido ao atrito de partículas sólidas quando friccionadas sobre pedra;
  2. Aplicar um pano umedecido com água para promover a limpeza e remoção de partículas menores que não foram removidas no processo anterior. Quando necessário (cozinhas e banheiros) utilizar uma solução de água com detergente especial para pedras (ph Neutro). Passar um pano seco e macio para secar o piso. Normalmente não é necessário fazer a lavagem do piso; Pano úmido e água é a melhor maneira de manter o mármore e o granito limpo.
  3. Em caso de manchas causadas por impregnação de algum produto na pedra, nunca tentar retirá-lo a revelia, procurar sempre um especialista antes de qualquer procedimento;
  4. Em áreas onde exista probabilidade de contato com líquidos como café, refrigerante, óleo, comida ou quaisquer outros elementos que possam ocasionar manchas, é aconselhável a aplicação de protetores contra manchas. (Consulte seu marmorista). Evite que óleos ou gorduras entrem em contato com os mármores, em especial. Pois caso não sejam removidas rapidamente corre-se o risco de as manchas não saírem mais.
  5. A utilização de ceras não é recomendável, pois podem alterar as características estéticas e/ou físicas da pedra. No entanto, quando houver necessidade, principalmente em áreas de elevado tráfego onde o desgaste é iminente, pode-se utilizar ceras especiais, próprias para mármores e granitos. É necessário salientar que geralmente a aplicação de ceras torna o piso escorregadio, podendo causar acidentes;
  6. Mármores e granitos como materiais de revestimento alem de sua beleza e nobreza sobrepõe-se a outros tipos de materiais devido ao fato que é possível a restauração, polimento e conservação.

Dicas importantes

  1. Peças molhadas mudam a tonalidade, dificultando a seleção do material. Por isso, não é aconselhável molhá-las antes da instalação. E não se desespere, o produto depois de instalado, muda de cor até a sua completa secagem, por volta de 40 dias (dependendo do material ) e umidade do ar.
  2. Nunca deixe pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos em cima do mármore ou granito, pois poderão manchar o piso.
  3. Não é recomendável a lavagem com excesso de água, pois infiltrações podem ocasionar problemas como manchas de umidade e desprendimento das pedras do piso.
  4. Proteger pés de vasos, mesas, móveis e cadeiras com feltros ou materiais que evitem riscos ou manchas” Peças metálicas que oxidam, certamente mancharão a pedra permanentemente, sendo imprescindível à proteção do piso.
  5. Se o ambiente permitir utilize capachos ou tapetes para promover a limpeza de partículas sólidas das solas dos calçados, pois o atrito deste, desgasta a superfície da pedra.